segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O PROFESSOR E A MAÇÃ!




Até uns tempos atrás era comum um aluno levar para sala de aula uma maçã e presentear o professor com tal fruta. Talvez para fazer um agrado, quem sabe um gesto de carinho ou ainda a um agradecimento pela gratuidade; mas... Por que a maçã? Poderia ser uma laranja, uma pêra, uma banana. Mas era uma maçã.

Segundo os fonoaudiólogos, a maçã é terapêutica para a voz. É um excelente remédio para os profissionais da voz. Ao mastigar uma maçã, o maxilar entra em um movimento que faz as cordas vocais aquecerem e lubrificarem-se. Ela ajuda limpar as cordas vocais não pela fruta que é, mas pelo exercício que proporciona.
 
Será que o aluno ao presentear o professor tinha conhecimento disso? Se ele não sabia, exercia uma caridade sem saber. Se ele sabia, estava ajudando a melhorar a qualidade da educação. Agrado ao professor e maçã à parte, analisemos o fato do gesto e de exercício.

O gesto da gratuidade precisa ser recuperado entre nós para que contribuamos para a melhora do outro. Ser gratuito, presentear, oferecer... é  doar-se sem restrição olhando a necessidade do outro e o que eu posso oferecer.

O exercício que leva a ser melhor precisa ser praticado no dia a dia o exercício do sorriso, carinho, respeito, amizade... pelo exercitar, sempre seremos melhor do que estamos.
 
Pense nisto.

Ofereça e exercite!

Coma uma maça por dia, faz bem para a sua voz
 
Pe. Ramiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário