quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

3º Domingo do tempo comum

Era uma vez quatro pescadores. Eles tinham seu ideal de vida, seus sonhos, suas dúvidas, seu trabalho... bem como nós temos. Viviam normalmente como qualquer pessoa, até que algo mude suas vidas totalmente. Um convite, uma curiosidade e uma confiança. Foi o suficiente para que eles tomassem outro e melhor caminho na vida.
                A vocação dos primeiros quatro seguidores de Jesus, está recheada de detalhes que nos ajudam a compreender o projeto de Deus para a nossa vida. Deus podia fazer tudo sozinho. Preferiu que não. Chamou tantos a fazerem parte de Sua missão, porque Deus sempre lhe lembra de nós, quer que estejam inseridos no Seu reino e damos nossa contribuição para a conversão de todos.
                Aqueles quatro tiveram dúvidas ao ver Jesus. Não sabiam quem era, de onde veio, para onde vai, o que Ele pretende... confiaram, porque sabiam de outras historias que é bom obedecer a Deus. E haviam falado para eles que aquele cara era da parte de Deus.
                Exemplo... a primeira leitura. Jonas bem que tentou obedecer a Deus. Mas foi desobediente. Ele não queria ir para Nínive. Fazer o que no meio daqueles pagãos incrédulos, gente sem valor? Ele queria falar para o povo escolhido, os israelitas, que já sabiam de Deus. É bem mais fácil falar para quem já conhece um pouco de Deus. Mas Deus... preciso de você lá. E Já conhecemos a história de sua desistência... o mar... a baleia que o engole e devolve... Jonas não concordava. Mas até que obedece a Deus e... na leitura de hoje, Deus fala pela segunda vez com Jonas, porque na primeira ele não obedeceu. Quando ele resolve obedecer, o povo se converte. Aqueles quatro pescadores também resolveram obedecer. É bem melhor.  Não vale a pena desobedecer a Deus. Ele sabe quem chama e o que é melhor.
                Jonas, mesmo não concordando, anunciou a Palavra de Deus aos ninivítas, a graça da conversão aconteceu porque ele obedeceu e falou em nome de Deus. Quem converte é Deus. Àqueles que Ele chama e envia, tem a missão trilhar o caminho que Ele escolheu. Quando Pedro, João, André e Tiago tiveram um encontro físico com Jesus, eles tiveram dúvidas sobre quem Ele era e o que fazia. Mas a partir do momento que tiveram um encontro muito mais que físico... um encontro espiritual... suas vidas tornaram-se muito diferente. Eles jamais imaginavam que Deus planejava para eles não apenas ver o Messias, mas fazer parte da Sua missão. Isso foi possível porque eles deixaram suas vidas serem encontradas por Deus na pessoa de Jesus Cristo. Eu sou apaixonado por aquele trecho do Evangelho que ouvimos na semana passada, onde João relata até a hora, era por volta de quatro horas da tarde, em que Jesus fixa o olhar em Pedro. Não tinha como resistir. Jesus encontra os pescadores e eles deixam encontrar-se por Jesus. Jesus fixa o olhar neles de uma maneira que impressiona e os envolve.
               

Imaginemos quando falamos com uma pessoa e ela fixa o olhar em nós. Imaginemos também quando falamos com alguém que desvia o olhar. Os olhos são a porta da alma. Eles revelam nosso interior. Jesus sabia disso e fixou o olhar porque falou com o coração, com a alma na vida daqueles pescadores que mantiveram o olhar fixo nEle. Não resistiram, e deixaram tudo para segui-Lo.
Pedro, João, André e Tiago, e tantos outros que Ele chamou, deixaram tudo porque envolveram com um olhar impossível de desviar. Um olhar que voltou-se na vivência e ai...  nasce a coragem de deixar tudo e seguir um valor maior. Deixar tudo, não implica apenas abandonar os bens matérias, a família, os amigos... Deixar tudo é abandonar todas as coisas que não pertence a Deus. Eles tiveram a coragem de fazer isso. Certas filosofias e ideologias de vida que nos prende, os pecados que estimamos, caminhos que seguimos que nos afastam da graça de Deus. A sociedade oferece muita maneiras para sermos felizes... aparentemente nos fazem felizes. O que me realize hoje, amanhã passa a não existir e eu tenho que buscar algo novo que me satisfaça. E é essa busca de felicidade que a liturgia de hoje nos provoca refletir. Repensar no que está completando nossa vida. O que, quem estou deixando olhar e conquistar minha vida.
Dois pontos fundamental precisamos levar para o nosso dia a dia.
Primeiro. Convertei-vos. Converter é mudar a rota. É mudar a direção qual estou seguindo e não é o caminho escolhido por Deus. Precisamos nos converter à Palavra e o amor de Deus em todos os momentos de nossa vida. Converter-se não é apenas ser batizado e frequentar a missa uma vez por semana. Conversão é um exercício diário que nos coloca no caminho desejado por Deus a nós. Conversão é viver no dia a dia a mensagem do Evangelho que nos encoraja a deixar tudo o que não pertence a Deus.
Segundo. Eles imediatamente deixaram tudo. Eles não pediram para Jesus passar no outro dia, vamos pensar, conversar com a família... imediatamente. Agora. É a urgência do reino de Deus que precisa estar no coração, na vida, na atitude do dia-a dia. Termos atitudes imediatas é pensar com a proposta de Deus, não a nossa.
O Evangelho conclui afirmando que aqueles pescadores tinham uma vida bem resolvida socialmente. Eles deixaram o pai e os empregados na barca e seguiram Jesus. Naquele tempo, quem tinha um empregado não era uma pessoa qualquer. Era uma pessoa bem resolvida na vida. Aquilo que temos e somos, precisamos oferecer a Deus. É dom de Deus que precisa ser colocado à serviço do Seu reino.
Jesus não liga, manda um e-mail ou pede que chamem os pescadores no seu escritório. Ele vai até onde se encontram aqueles homens que Ele resolve chamar. Deus chama no ambiente o qual vivemos. Deus deseja que a nossa conversão e missão seja deixar tudo. O tudo, implica a Sua presença, olhando nossa vida provocando-nos a segui-Lo, sem esquecer quem somos, mas fazer de nossa vida um anúncio do amor de Deus.
Que a exemplo de Jonas obedeçamos. A exemplo dos quatro pescadores confiamos. Que a obediência e a confiança em Deus nos conduza a Sua presença.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário