segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FILOSOFIA – RACIONAR PARA A VERDADE


O filósofo Sócrates, que viveu no século IV AC, morreu co 71 anos por que ensinou as pessoas a pensarem.
         A filosofia, que é a arte de pensar, do contemplar, raciocinar ... provoca-nos a construirmos o pensamento em um nível de conhecimento naturalmente mais elevado do que aquele oferecido pela sociedade. A profissão de Sócrates foi pensar e ensinar os outros a pensarem com a arte crítica do não contentamento com a “verdade” oferecida ao ser humano. Sócrates não se contentou em simplesmente aceitar as coisas como são sem refletir por que e para que elas são.
         Enquanto a sociedade nos oferece “verdades” prontas, a filosofia questiona tais verdades como verdade absoluta. O que nos é impostos como verdade, geralmente é determinado como uma verdade que não preside passar pela reflexão de ser ou não ser verdade. A filosofia não aceita Atal determinação e vai em busca da sua verdade.
            O atributo principal da filosofia é o raciocínio à cerca da verdade que para ela não nasce pronta, mas é uma conquista do prêmio alcançado através do exercício pensar.
         Já no tempo de Sócrates a cultura do pensar não era um valor absoluto; hoje menos ainda. A sociedade qual vivemos não ensina a pensar, mas nos entrega “verdades” prontas. A arte de pensar provoca questionamento a cerca de tais verdades prontas; reflexões acerca da vida, da administração social, valores oferecidos... tal reflexão incomoda uma cultura que sobrevive alimentada por uma carência de pensamento, o que nos faz aceitarmos pacificamente a que não contribui como nosso ser. Por inquietar-se com essa realidade, Sócrates morreu apresentando o valor do raciocínio.
  
 A cultura de filosofar deve impregnar-se em nosso pensamento para que o saberes nos elevem a uma clara valorização da vida particular e social, a tal ponto que compreendamos o significado verdadeiro da vida inserida na sociedade. A partir do momento que o exercício filosófico pertencer ao nosso pensamento, daremos mais sentido ao nosso ser e vivenciaremos os valores que nos são próprios.
         O exercícios do filosofar é a arte de valorizar o que é próprio do ser humano e eleva o pensamento epistemológico a encontrar os valores que  beneficiam o valor do pensamento. O exercício do filosofar é pensar sobre os valores da vida que são aceitáveis e nos apresentam uma verdade que nasceu da busca pela verdade. O filosofar é encontrar a verdade que se tornou verdade. Essa busca pela verdade é uma inquietação do pensamento filosoficamente natural.
         Essa verdade foi a que Sócrates apresentou e está inserida na reflexão do pensamento. Quando lhe perguntaram que é o ser humanos, Sócrates respondeu: “ Se alguém sabe, eu não quem e muito menos o que sabe ,mas eu busco saber o que é na meditação do meu eu”.
         Ser socrático é meditar a arte da filosofar e cultivar a busca que eleva à compreensão do que é e pode ser verdade.
   

Pe. Ramiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário