sexta-feira, 2 de março de 2012

O AMOR, AH O AMOR!


            O amor, ah o amor. Este sentimento é aquilo que move a humanidade, em princípio se fez do Pai para o homem, e como aprendemos "Deus é amor". Isto nos faz refletir e mostrar que o amor é algo que existe de homem para homem e da Divindade para o homem e vice e versa, ela existe tanto em família como para os irmãos em Cristo.

            O amor faz homem e mulher se unir, e faz algo que nos mostra que o futuro deve existir com mais alegria, pois ainda hoje presenciamos promessas de amor, que se demonstram na fidelidade, no carinho, na confiança, entre outros sentimentos. O amor é algo que fica, que permanece, não é aquele calor passageiro, pois isso se chama paixão. O amor é algo muito maior, é abdicar do orgulho, dos momentos de descanso, da sua própria existência, é algo que faz o ser humano entregar a sua vida pelo outro. Pelo fato de se entregar a alguém querendo o melhor deste ou desta.

O amor é algo intangível, não se consegue tocar com os dedos, mas é um sentimento que toca o coração. Seus frutos são as lágrimas, de alegria ou de dor, são os abraços e beijos carinhosos, são os desejos e pensamentos de algo melhor, é o sorriso que estampa o rosto do amante, daquele que declara seu amor infinito, como na cerimônia do casamento, quando o marido declara a mulher amor e fidelidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença por todos os dias de sua vida. É aquilo que "explode" ao coração de um pai ou de uma mãe a seu filho. 

O maior exemplo de amor humano que já vi é o amor de mãe, é o amor de Maria, mãe Santíssima que intercede por seus filhos a todo o momento.  O importante é saber que o amor próprio sempre fez e sempre se fará necessário, o amor a vida que Deus nos concedeu, isto é, fazer valer a pena cada momento e cada sentimento vivido.

            Mas o que me chama a atenção em nossa comunidade é saber que a sociedade se desenvolve quando o amor se faz firme e constante, de ver que toda semana casais se entregam intimamente e infinitamente um ao outro. Professam sua fé ao amor de Cristo e ao amor que os uni.
           
Mas o amor também traz responsabilidades e alguns sofrimentos, e é nesse sentido do sofrimento, de humildade e sacrifício que se comprova isto, quer um exemplo? Qual exemplo é maior do que dar sua vida pelo próximo, por aquele que ainda esta por vir? Sim, este é o amor de Cristo, e maior ainda é o amor de Deus, que entrega seu filho para o sacrifício e para a salvação do homem.

Mas quem vê a Cristo vê também ao Deus salvador. Salvação que se faz pelo amor, e o como dito antes, o amor move a sociedade desde os primórdios. E essa é uma forma de nos animar para o futuro, mesmo sabendo que a estatística nos mostra o contrário. Quem já não viu em alguma reportagem uma vida ser abandonada em saco de lixo pela própria mãe? E isso me faz perguntar, será que esta mulher é digna de gerar um fruto em seu ventre, processo este de geração que é esplendoroso e se faz também um mistério.

            "Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:1-8
           
Enfim, sem o amor, nada existiria, nada evoluiria, a história não seria feita como foi e não seria escrita da maneira que foi. O amor é aquilo que leva ao perdão, a misericórdia, ao bem querer, ao sacrifício, a doação, a humildade, ao trabalho, ao planejamento e ao mesmo tempo a simplicidade de uma ação impensada que se fez pelo impulso daquilo que esta no coração e no interior de todos.

Quanto mais seu coração estiver aberto para o amor, mais sua vida será justa e plena. Sabe o que me move? Pois bem "Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor." (Jo 15. 9-10) "Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos... O que vos mando, é que vos ameis uns aos outros." (Jo 15, 12-17)

 Thiago Silvestro
Seminarista da teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário